quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rogério Salgado /Quem Lê O Quê * Antonio Cabral Filho - Rj

Rogério Salgado / Quem Lê O Quê 

O que estou lendo no momento.


Rogério Salgado*


Apesar de ser um profundo leitor de poesia, contos, crônicas..., detesto livros técnicos, talvez por isso na minha educação escolar, sempre tive enorme dificuldade em passar de ano em matérias que não fossem português e literatura. Mas o livro que mais fez a minha cabeça foi “O Pequeno Príncipe” (Le Petit Prince ), do aviador e escritor francês, Antoine de Saint-Exupéry (1900/1944). Este livro que aparentemente se parece a um livro infantil, mas que na verdade é um livro feito para os adultos, revela a cada nova leitura, uma mensagem crítica ao homem/ser humano em suas ambições, invejas, desamores e tantos outros defeitos mais que possuímos e que precisamos diluí-los para nos transformarmos em Gente com Gê maiúsculo.
“O Pequeno Príncipe” pode parecer um livro simples, porém nos revela personagens plenos de simbolismos, tais como o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O personagem principal vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor de rara beleza, mas muito orgulhosa. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem em busca de amigos, que o trouxe finalmente ao planeta Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu repensar o que era realmente importante na sua vida. O livro nos revela uma mudança de valores e sugere ao leitor o quanto estamos equivocados ao que podem ser os nossos julgamentos e como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às ridículas preocupações diárias, que nos levam a esquecer a criança que fomos um dia e que ainda somos. São deste maravilhoso livro, frases antológicas, tais como: “Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.” “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” “A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado.” “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”
No momento estou relendo pela enésima vez “O Pequeno Príncipe”.
*Rogério Salgado é poeta profissional, com 41 anos de carreira literária. Seu último livro é o livro de memórias “Poeta Ativista” (RS Edições-2015).

*

4 comentários:

  1. Acho este livro muito bom. Ficou meio estigmatizado por conta dos concurso de miss. Mas é um clássico obrigatório para quem deseja ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores que já li. Interessante para crianças, indispensável para adultos.

    ResponderExcluir
  3. Este livro é lindo e a parte mais linda é quando o Principe, chega ao jardim, e descobre que a rosa não é exclusiva, quando ele começa a chorar, choro também...

    ResponderExcluir