domingo, 23 de outubro de 2016

A Vida De Lima Barreto / Dalva Silveira / Quem Lê O Quê * Antonio Cabral Filho - Rj

A Vida De Lima Barreto * Dalva Silveira - Mg
*
O que estou lendo no momento.
Dalva Silveira*
Estou lendo, pela segunda vez, o livro A vida de Lima Barreto, de Francisco de Assis Barbosa, na tentativa de buscar mais elementos que venham a contribuir para uma melhor compreensão do nosso país, neste momento tão conturbado da política brasileira. Gostei muito dessa obra porque, além de Barbosa ter tido muito rigor científico, ao lermos o livro percebemos o quanto ele mergulhou, apaixonadamente, em sua pesquisa. Porém, o mais importante foi ter conhecido mais a grandeza da obra de Lima Barreto, um eterno crítico das mazelas políticas e sociais de seu tempo, e, também, ter tido contato com a história de vida desse grande romancista da República Velha. Barreto, que escreveu suas obras durante as duas primeiras décadas do século XX, ilustra muito bem os males da formação de nossa República, o que parece ter resultado em muitas contradições e numa extrema desigualdade social. Problemas como racismo, corrupção de políticos, cultura colonizada, especulação imobiliária e dificuldades para a publicação de livros são alguns dos temas presentes em suas narrativas.
Como tantas outras grandes figuras brasileiras, Lima Barreto teve uma vida difícil e conturbada, vindo a falecer, precocemente, em razão de um colapso cardíaco. O que aconteceu com ele exemplifica as perdas que uma sociedade injusta acarreta. Acho uma pena ver que muitos brasileiros de caráter vão morrendo aos poucos, ao sufocar eternamente a vontade de ver este país entrar nos trilhos da dignidade. Acho importante a leitura desse livro, também, para uma rigorosa reflexão sobre nossas atitudes cotidianas de forma a não cooperarmos com a continuidade e proliferação dessa realidade.
Então, boa leitura, esperança e ação!


*     Dalva Silveira é graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); fez especialização em Ensino Técnico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); é mestre e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); autora de Geraldo Vandré: a vida não se resume em festivais (Fino Traço, 2013), além de artigos e outros livros em coautoria. E-mail: dalvasilveira@yahoo.com.br.
*

2 comentários: