domingo, 11 de junho de 2017

Alfabetização e Letramento * Lilian Azevedo - RJ

Alfabetização e Letramento

Hoje foi dia de formação pedagógica para os professores que trabalham com a alfabetização e letramento. Uma rica discussão sobre a as concepções de linguagem e leitura, numa Roda de conversa sobre o livro literário e importância da leitura como práticas cotidianas da sala de aula e a formação do sujeito leitor. 

E para pensar e refletir sobre as "possibilidades para a experiência estética com a leitura literária no contexto escolar", seria no mínimo esquisito se não falássemos sobre o papel das Bibliotecas Escolares como lugar de circulação e democratização do livro como direito de todos os alunos e professores.

Tudo sempre corre muito bem até alguém levantar questões que esbarram nos investimentos públicos para a viabilização do projeto de educação integral, sem os quais, dificilmente a escola pública avançará, por mais que haja (e há!) empenho dos profissionais dedicados à tarefa de trabalhar a leitura literária na perspectiva da educação emancipadora.

Falar da importância da leitura literária como direito numa Rede Municipal de Ensino que há pelo menos 20 anos carece de investimentos públicos para a aquisição de livros e a total ausência de projeto de implantação das Bibliotecas Escolares, é no mínimo tentar "varrer para debaixo do tapete" as questões objetivas que precisam ser debatidas em todos os espaços onde se reúnam os profissionais da educação que se dizem comprometidos com a leitura literária na escola.

Compreendo a posição das colegas que enxergam como inapropriado ao conteúdo dos cursos o debate sobre as "políticas públicas", entretanto, apresentam imagens de belas Bibliotecas, com acervos renovados e espaços vivos que alimentam o olhar e o desejo pelos livros de literatura, sem que nenhum dos exemplos tenham sido retirados da realidade das escolas públicas da Rede Municipal de Niterói. Ou seja, se queremos mudar a realidade que temos, o debate sobre as políticas públicas inevitavelmente há de permear as falas dos professores em constante processo de formação pedagógica. Assim, aos poucos vamos tecendo fio a fio a luta instigante pela implantação das Bibliotecas Escolares em cada escola da nossa Rede.
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