segunda-feira, 12 de junho de 2017

Biblioteca Parque X Prefeito de Niterói * Lilian Azevedo - RJ

Biblioteca Parque X Prefeito de Niterói


Ontem o Prefeito de Niterói, Sr Rodrigo Neves publicou em sua página o orgulho de ter novamente reaberto a Biblioteca Parque de Niterói. O Sepe não estava lá, porque afinal, a questão das Bibliotecas não é tão mobilizadora quanto o projeto Escola Sem Partido, por exemplo. A minha posição é que se tivéssemos Bibliotecas Escolares com projetos pedagógicos que mobilizem cotidianamente os meninos para a leitura literária, certamente teríamos mais de meio caminho andado no avanço da discussão sobre a homofobia, o machismo, o preconceito e inúmeros valores que carecem ser trabalhados nas escolas, como ética, respeito às diferenças, solidariedade, respeito a todas as religiões, etc, etc.

A luta pelas Bibliotecas Populares deveria ser para nós uma bandeira inquestionável e inadiável. São mais de 20 anos sem aquisição de acervo literário, sem funcionamento das Salas de Leitura, cujos livros estão empoeirados e abandonados em espaços mal iluminados, mofados, feios e desagradáveis que não motivam ninguém à leitura prazerosa.

Assim, mais uma tarde de propaganda eleitoreira de um governo que não discute e não encaminha o debate sobre as políticas públicas de leitura para a cidade de Niterói e muito menos nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Já ouvi inclusive de assessorias da FME que nas UMEIs não precisam de Bibliotecas!

Está mais do que na hora da nossa categoria reivindicar a implantação das Bibliotecas Escolares e o cumprimento da Lei 12244/10.

Não basta o governo municipal investir recursos na Biblioteca Parque se em cada Bairro não há uma Biblioteca pública municipal e em cada escola uma Biblioteca Escolar, onde a leitura da literatura se dê da mesma forma como devemos ensinar os meninos a ler e escrever. O letramento educa o olhar, muda a concepção de vida e de sociedade. O letramento educa para a leitura de mundo e a cada dia perdemos mais e mais crianças porque não há escola de tempo integral e não há investimento em livros. E lutar por exemplo contra o projeto Escola sem Partido, numa Rede onde não se lê literatura, ouso dizer que será uma tarefa muito árdua, como "enxugar gelo", porque não vamos a lugar nenhum gritando contra os fascistas que de forma covarde nos atacam nos plenários da Câmara dos Vereadores. 

QUEREMOS AS NOSSAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, porque dependemos dela para trabalhar a reflexão e a emancipação dos nossos alunos! 

Espero que daqui para frente esta seja uma bandeira de todos os profissionais da educação de Niterói. Como se fosse um mantra, precisamos em todas as audiências repetir ao governo que a Lei 12244/10 precisa e deve ser cumprida JÁ!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Este foi o meu comentário na página do Prefeito

Pois é, Sr Prefeito, claro que a Biblioteca Parque é importantíssima para a nossa cidade, entretanto, o senhor mandou fechar a Biblioteca Popular Albertina Fortuna Barros do Badu e cedeu o espaço à Polícia Militar. Também não podemos deixar de pontuar que a sua gestão até hoje não implantou uma só Biblioteca Escolar na Rede Municipal de Ensino. Sim, Sr Prefeito, a Biblioteca Escolar é prevista em Lei 12244/10 e o seu governo ainda não implantou uma sequer. Também não podemos esquecer e tentar lembrar ao Sr e a sua equipe que as Bibliotecas Populares Coordenação De Bibliotecas Populares estão a míngua, sem nenhum investimento para a compra de acervo e para a realização de atividades pedagógicas e eventos culturais, sem falar que o seu assessor Sub Secretário de Projetos Especiais, responsável pelas Bibliotecas Populares definiu que os professores lotados nesses espaços educativos só podem permanecer se forem "readaptados" por algum problema de saúde, sem discutir a questão da paixão pela literatura e a formação acadêmica importante e necessária para a realização de um trabalho de excelência. Sinceramente fico muito feliz com a reabertura da Biblioteca Parque de Niterói, mas não posso deixar de registrar a minha indignação por ver que o governo novamente não anunciou o necessário e urgente investimento nas Bibliotecas Populares e na implantação das Bibliotecas Escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário